Um caminho para liberdade

Um caminho para liberdade
Jojo Moyes
Intrínseca
368 pgs
🇺🇲

Já tinha lido um outro livro da Jojo Moyes e confesso que não sou fã, mas esse livro aqui é um pouco diferente do que a gente está acostumado, mas não pense também que é totalmente diferente, pq se vc for nessa ideia, vc vai ficar desapontado.

O livro conta sobre como o livro pode ser benéfico as pessoas e uma grande ameaça para outras. A história se passa nos anos 30, onde as mulheres tinham muito poucos direitos, os negros eram separados dos brancos e tal, estamos falando daquela época em que religião é tudo e a mulher tem que ficar em casa cozinhando e esperando o marido, e qualquer uma que furar os bons costumes, será punida/julgada por todos…gente, tem cada parte do livro que dá ÓDIO por conta de comentários machistas… Enfim, nessa pequena cidade um pequeno grupo de mulheres começam a fazer parte de um projeto de biblioteca itinerante a cavalo. Elas fariam o trabalho de bibliotecárias, mas levariam os livros até as pessoas com pouca ou nenhum acesso aos livros, seja por algum dificuldade para chegar até a biblioteca, problemas de saúde, ou qualquer outro empecilho, enfim…

“… isso ajudará a disseminar a educação e levará conhecimento a lugares onde talvez estejam muito carentes disso.”

São 5 bibliotecárias no projeto, mas o destaque cai mais em duas, Margery e Alice, achei uma pena, pq acho que seria mais legal se as outras 3 fosse mais aproveitadas. Mas enfim, daqui a pouco o clube me expulsa, por ser a diferentona toda hora, e a medida que o projeto vai avançando, elas vão conquistando várias pessoas e enfrentando problemas com poderosos que por corrupção/ orgulho/ preconceito tentam por fim a tudo isso.

Esse projeto de biblioteca a cavalo realmente existiu, foi isso que me deu mais curiosidade na história. E como estamos falando de Jojo Moyes, pra vc que gosta de romance, vai ter sim, não muito, mas vai ter, e confesso que esse foi um dos pontos negativos pra mim . Ahhh… Prepare os lenços.

Enfim,  o livro é ótimo, ri em muitas partes, grifei muito, foi além das expectativas, não é perfeito, mas indico pq é realmente muito bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s