Eu, Tituba: Bruxa negra de Salém (Maryse Condé)

Editora Rosa dos tempos | 252 pgs | Guadalupe 🇬🇵

5⭐+🖤

Embora a história passe entre Barbados e Estados Unidos, estou marcando Guadalupe pq é a nacionalidade da autora Maryse Condé.

A parte interessante é saber que a Tituba realmente existiu, ela foi uma mulher negra livre que após ser escravizada foi enviada para os Estados Unidos, especificamente na cidade de Salém, para continuar servindo seus senhores . Tituba que usava seus poderes apenas para curar e ajudar aos outros foi acusada de bruxaria  e presa em 1693, mas foi liberada após o governador da colônia, William Philips conceder o perdão geral. Após isso, devido a falta de interesse pelos historiadores sobre o fim que levou Tituba, não há mais registros.

Mas a vida me causava tanto pavor quanto a morte

Em uma tentativa de fazer reviver essa personagem , Maryse escreve esse livro com base em um depoimento da própria Tituba e o restante usou de sua própria imaginação para preencher as lacunas e dar um final a história.

A vida tinha que ter um gosto tão ruim? Por que se arriscar a perdê-la por essas migalhas de felicidade que ela mesma dá

Gostei muito do livro, Maryse Condé escreve maravilhosamente bem, eu me sentia tão por dentro da história que parecia que eu estava vendo o que ela via e apesar da história trazer muitas cenas bem pesadas, é um livro gostoso de ler e difícil de largar.

Era a pequena Dorcas, que tinha mais ou menos quatro anos de idade, e que eu via sempre enfiada nas saias sujas de sua mãe até que um oficial de polícia as separou. O bando de pequenas vadias a tinha denunciado e os homens prenderam essa inocente com correntes de ferro nos braços, nos punhos, nos tornozelos. Eu estava tão absorvida pela minha própria infelicidade que não podia ver a dos outros. Porém, a visão dessa menina me pôs lágrimas nos olhos. Ela me olhou e disse: — Você sabe onde a minha mãe está?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s